ATÉ QUE O SENHOR VENHA
09/12/2024
“Jacó ficou sozinho, e um homem lutava com ele, até o romper do dia. Vendo este que não podia com Jacó, tocou-lhe na articulação da coxa, de modo que a junta da coxa de Jacó se deslocou, na luta com o homem. Então o homem disse: Deixe-me ir, pois já rompeu o dia. Jacó respondeu: Não o deixarei ir se você não me abençoar. Então o homem perguntou: Como você se chama? Ele respondeu: Jacó. Então disse: Seu nome não será mais Jacó, e sim Israel, pois você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu. Jacó disse: Por favor, diga-me como você se chama. Ele respondeu: Porque você pergunta pelo meu nome? E o abençoou ali. Jacó deu àquele lugar o nome de Peniel, pois disse: Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva”. Gn 32:24-30
Jacó... o enganador... o trapaceiro... tinha pendências do passado para serem resolvidas...o confronto era inevitável... Mais uma vez ele estava tentando fazer tudo do seu jeito... Jacó achava que oferecer presentes ao seu irmão resolveria um conflito que perdurava por anos... O que Jacó não imaginava que o concerto daquela situação iniciaria primeiro n’Ele.
Face a face com Deus, Jacó teve seu coração sendo desnudado diante dele... Face a face com Deus, Jacó foi confrontado quanto as suas motivações e atitudes... Face a Face com Deus, Jacó foi levado a se olhar no espelho da verdade e enxergar suas próprias falhas e mazelas... Peniel, um lugar de luta... da luta do nosso eu com o próprio Deus.
Em meio a sua luta com Deus, a coxa de Jacó é tocada... Por que a coxa? Naquela época a coxa simbolizava o poder de um homem... sua força... sua autoridade, pois na coxa encontra-se o osso mais longo e volumoso do corpo humano. Ao tocar na coxa, o Senhor estava tocando no próprio ego de Jacó, Deus estava ensinando a Jacó que ele não era nada sem Ele .Deus deixou uma marca em Jacó para ele nunca se esquecer de que a força, o poder, autoridade, estão em Deus e vem de Deus...
O Senhor primeiro concertou o que estava quebrado no próprio Jacó para depois reconciliá-lo com seu irmão... Primeiro o Senhor concertou o caráter de Jacó, para então concertar seu passado.
Peniel faz parte da nossa trajetória aqui neste mundo... precisamos ser confrontados para sermos transformados e curados... em Peniel seremos marcados para nos lembrar que tudo o que temos e somos, e tudo que um dia viermos a ser, vem d’Ele e é por Ele e para Ele.
Autora: Pra Renata Barbosa
Comentários