A MAIOR TRAGÉDIA DA HUMANIDADE
09/02/2025
“Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: — Orem, para que vocês não caiam em tentação.
Ele, por sua vez, se afastou um pouco, e, de joelhos, orava,
dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
Então lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.
E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o suor dele se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.” Lc 22:40-44
O Getsêmani! Um lugar onde temos tanto a aprender. Na verdade, é um lugar que devemos visitar regularmente. Nesse lugar o Senhor Jesus, diante seus discípulos, mostra toda sua humanidade, mostrando a eles e a nós que sim, Ele é um conosco.
Nesse lugar, Jesus revela que, apesar de estar pronto, sua alma estava profundamente angustiada. Ele desejava a companhia de seus amigos, e precisava deles e do apoio deles em oração. Que lição de humildade Jesus nos dá. Ele está simplesmente nos dizendo não haver pecado algum em sermos gente, em reconhecer nossos medos e fraquezas, de pedir ajuda quando for necessário. Na verdade, o pecado está em querermos ser “deus” diante das pessoas, tentando lhes mostrar uma força e coragem que nem sempre vamos ter. Não há demérito algum em pedir ajuda quando, em gritar por socorro, ao contrário, esse é um gesto honroso.
Jesus foi franco e verdadeiro perante o Pai. Não chegou ali fazendo uma oração eloquente, cheia de frases de efeito. Não! Tudo o que Ele fez foi dizer ao Pai que estava com medo, que a missão estava pesada demais, e sim, Ele queria que os planos mudassem, e que não precisasse ir até o fim. Contudo, Ele se submeteu mais uma vez a vontade soberana do Pai, pois sabia que o propósito para tudo aquilo era muito maior. Então, Ele prossegue dizendo, “contudo, não faça a minha, mais a tua vontade.”
Deus não está em busca de super-heróis, Ele está a procura de pessoas comuns, dispostas a passar pela prensa para que os planos Dele se cumpram. Ele está em busca de pessoas autênticas, que reconheçam diante Dele seus medos, suas limitações. Na verdade, o único ato heroico que Deus espera de nós é que sejamos gentes diante Dele.
Jesus foi até o fim em sua missão e suportou tudo o que suportou, porque no momento em que Ele estava sendo prensado, esmagado pelos nossos pecados, Ele simplesmente se curvou diante do Pai e buscou seu socorro. Jesus só pode pronunciar a frase: “Está consumado”, porque antes Ele teve a coragem de dizer: “Pai, se possível passe de mim este cálice.”
Que possamos seguir o exemplo do nosso Mestre Jesus, e assim como Ele, diante Dele e das pessoas, o maior ato heroico que possamos ter é ser simplesmente humanos.
Pra Renata Barbosa
Comentários