A INCREDULIDADE MATA
06/01/2026
“A mulher de Abrão, Sarai, não lhe dera filho. Mas tinha uma serva chamada Hagar. Então Sarai propôs a Abrão: Ouve, eu te peço, o Senhor não permitiu que eu desse à luz. Portanto, toma a minha serva. Talvez por intermédio dela, eu venha a ter filhos. E Abrão atendeu à sugestão de Sarai”. Gn 15:1-2)
Deus havia feito uma promessa a Abrão: que lhe daria um filho e que numerosa seria a sua descendência; todavia, uma grande impossibilidade humana ameaçava que essa promessa se cumprisse. Sarai, esposa de Abrão, era estéril. Mas o que é impossível para os homens é totalmente possível para Deus.
Olhando apenas para sua impossibilidade, Sarai propõe ao seu esposo que ele tenha um filho com a sua escrava Hagar, para que assim, ele tivesse uma descendência numerosa, como o Senhor havia lhe prometido. Sarai não havia entendido que o cumprimento da promessa de Deus em nossas vidas não depende dos recursos que temos nem da nossa capacidade humana, mas sim d'Aquele que fez a promessa e que é fiel para cumpri-la.
Assim como uma criança é gerada por nove meses no ventre materno, tempo determinado para sua formação, para que possa vir ao mundo; assim também ocorre com as promessas do Senhor, elas têm seu período gestacional, até que, no tempo oportuno, elas possam acontecer.
Deus não precisa da nossa “ajuda” para realizar seus planos em nossas vidas e cumprir suas promessas; a única coisa que devemos fazer é confiar em Sua Palavra e entender que há um tempo determinado por Deus para o cumprimento de tudo aquilo que Ele nos prometeu. Toda vez que tentamos “ajudar” a Deus, não só prejudicamos a nós mesmos, como também prolongamos o tempo da espera.
Olhar apenas para as nossas limitações nos leva a ter uma visão equivocada de Deus, pois limitamos o Seu poder à nossa própria capacidade. Dar ouvidos ao eco das nossas impossibilidades nos impede de ouvir com clareza o que o Senhor nos diz: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E prometeu: Será assim a tua posteridade”. (Gn 15:5)
Deus não nos promete nada que Ele não cumprirá; ao contrário de nós, seres humanos, Ele não ilude ninguém. Se Ele disse que fará, então confia, porque no tempo oportuno, Ele cumprirá o que lhe prometeu.
Autora: Pra Renata Barbosa
Comentários