NUM DETERMINADO DIA
05/01/2026
“Então Eliseu disse: — Ouçam a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, junto ao portão de Samaria, uma medida da melhor farinha será vendida por uma moeda de prata, e duas medidas de cevada serão vendidas por uma moeda de prata”.
Porém o capitão em cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: —Mesmo que o SENHOR Deus fizesse janelas no céu, será que isso poderia acontecer? O profeta respondeu: —Eis que você verá isso com os seus próprios olhos, mas não comerá disso”. II Rs 7:1-2
O cenário era de desolação... uma cidade inteira sitiada pelo exército inimigo e a população, além dos portões condenada a morte. A fome era tão desesperadora, que mães estavam matando os próprios filhos para se alimentarem deles (II Rs 6:27-29). Todavia, aquela situação já tinha data para terminar.
Deus libera uma palavra de Esperança por meio do profeta Eliseu: “Amanhã a estas horas mais ou menos, junto ao portão de Samaria, uma medida da melhor farinha será vendida por uma moeda de prata, e duas medidas de cevada serão vendidas por uma moeda de prata”. Mas o oficial do rei ousou não confiar... seus olhos estavam tão fixos naquele cenário de morte, que ele não enxergava outra coisa a não ser a sepultura diante de si.
O coração daquele homem foi totalmente dominado pela incredulidade, ao ponto de não ter mais espaço para nascer a esperança... para aquele homem nem mesmo Deus seria capaz de reverter aquela situação caótica. Aquele oficial do rei simplesmente havia se esquecido que o SENHOR é o Deus do impossível e que não existe absolutamente nada que Ele não possa realizar... não há cenários que Ele não possa transformar. Basta uma Palavra vinda do Senhor, para que tudo mude.
No dia seguinte, exatamente como o Senhor havia dito, o valor do alimento em Samaria, voltou a ser acessível ao povo... a sentença de morte havia sido revogada, dando lugar para a vida e um novo começo. Porém, aquele oficial, viu com seus próprios olhos o milagre acontecendo, sem, no entanto, poder desfrutar dele, pois foi atropelado pela multidão e caiu morto no portão da cidade.
A incredulidade mata. Ela mata todas as possibilidades de você desfrutar de algo novo da parte de Deus em sua vida, pois ela tranca todas as portas de acesso aos milagres do Senhor. A incredulidade mata o sonho de um novo amanhecer, a esperança de um futuro.
Não seja como aquele oficial, incrédulo, que preferiu permanecer em um cenário de morte e desolação. Mas seja aquele que confia... aquele que crê, mesmo que ao seu redor tudo diga que é o fim... continue confiando, porque assim como o Senhor diz, assim Ele fará! Nada é impossível para o SENHOR Deus! N’Ele, somente n’Ele você pode confiar, sem duvidar.
Autora: Pra Renata Barbosa
Comentários